ACONTECEU



 

II FÓRUM DE DESIGN

No dia 09/11, aconteceu o II FÒRUM DE DESIGN no SENAI/GO direcionado a fabricantes de vestuário, calçado e mobiliário. O evento contou com a presença de importantes palestrantes do setor, como Guto Guerra, Eduardo Varela e Guilherme Flarys.
A programação incidiu em dois momentos, primeiro com o Workhop “Marketing Sensorial e Comunicação com o Cliente” direcionado para empresários dos segmentos citados acima. Ali foi abordado a importância dos sentidos para a comunicação com o cliente, sendo que o mais destacado foi à audição.
No período noturno, aconteceu a palestra no Teatro SESI/GO. A abertura iniciou-se com um excelente coffe break. E para o tema que aborda a música como foco da palestra, nada mais apropriado do que ouvir a apresentação cultural: Recital Piano (Vagner Rosafa) e Violoncelo (Gidesmi Alves).
Na palestra a música foi o tema central. Para os palestrantes, um dos sentidos de extrema importância é a audição e a música é uma manifestação instintiva e natural do ser humano. Ouvimos sons desde o ventre da mãe, que começa com a batida do coração. Durante toda existência humana, nossa audição está ligada aos sons que estão a nossa volta.
O Music Branding, junto com outras ferramentas do Marketing sensorial e o design, identifica o tipo de música apropriada para a marca. Muitos empresários não dão o valor merecido para o tema tocado no local de vendas de seu produto, e escolhem a musica aleatoriamente. O resultado pode ser negativo, ao invés de atrair o cliente, pode afastá-lo, uma vez que o som não esteja de acordo com sua preferência.  O music Branding tem como proposta o estudo sistemático do conceito da empresa e perfil do consumidor e assim criar a música certa para cada marca e com certeza o cliente se sentirá bem com a motivação sensorial oferecida.
O Fórum organizado pelo SENAI/DESIGN é um dos grandes acontecimentos formatados para profissionais e empresários do setor. Trás inovação com muita confiabilidade para o público goiano. A marca Maria Maria agradece o convite e parabeniza a equipe organizadora pelo sucesso.
Para quem desejar obter maiores informações, sobre o tema abordado no Fórum, entre em contato com www.gomus.com.br






















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Conheçam as cidades de Bogotá e Medellín na Colômbia.   

A Elenir, uma das proprietárias da Maria Maria esteve recentemente em Bogotá e Medellín, ficou tão fascinada com tudo o que viu por lá que resolveu registrar alguns pontos turísticos dessas cidades, para suas clientes e visitante do blog, que desejam conhecer um dos pontos mais lindos da Colômbia.
A política de segurança do governo Álvaro Uribe, trouxe paz a população e com isso o turismo vem se desenvolvendo cada vez mais. Um exemplo disso é a cidade de Bogotá que já esteve na lista da mais violenta do mundo, por conta das guerrilhas e o narcotráfico, hoje oferece segurança aos turistas e moradores.
O clima de Bogotá é uma delicia, com a temperatura entre 14º C. Propicio para um bom café, alias, a bebida é motivo de orgulho para os colombianos, assim como Gabriel Garcia Marques, Fernando Botero, Simon Bolívar e tantos outros.
Um dos lugares que mais impressiona em Bogotá é o Museu do ouro e seus tesouros (em torno de 34 mil de peças) feitos com técnicas avançadas (para a época) de ourivesaria pré-colombiana, entre eles a famosa Balsa Muisca.
Medellín é a segunda maior e importante cidade da Colômbia.  Famosa por ter sempre um clima de eterna primavera, com suas belas flores. Os moradores da cidade acreditam que existam vibrações energéticas no local. Um ponto turístico, que vale muito ser visitado é a Praça de Botero ou Praça dos gordinhos, ali você caminha por um extenso espaço público de grande valor cultural, onde constam grande esculturas do artista.   
O museu de Botero de estilo colonial, conta com 123 pinturas, esculturas e desenhos do artista colombiano e outros nomes famosos como, Monet, Matisse, Picasso, Dali, Francis Bacon, entre outros. Todas as obras foram doadas pelo próprio Botero ao governo da Colômbia.
Segundo Elenir, as duas cidades deixaram a impressão de que o governo e o povo têm preocupado em preservar sua história, e com isso incentivando a formatar um turismo de excelente qualidade que tornou se referência de boa saúde, de grandes congressos, de moda e de eventos. Lá as pessoas podem usufruir das praças e parques, além dos passeios culturais  como: museus, festivais de música, gastronomia a nível de primeiro mundo entre outros. Isso sem pagar preços exorbitantes. 

http://www.cvc.com.br/
http://www.colombia.travel.com.br/
http://www.1.folha.uol.com.br/
   


PRAÇA DE MEDELLIN - FONTE DA FLOR


MEDELLIN


CASA DE CULTURA EM MEDELLIN


PRAÇA DO BOTERO - MEDELLIN


ARQUITETURA DE MEDELLÌN

PRAÇA DE BOTERO - MEDELLÍN


PRAÇA DE BOTERO - MEDELLIN


ESCULTURA - MIRANTE EM MEDELLIN
ESCULTURA DE BOTERO - MEDELLIN


MUSEU DE BOTERO EM MEDELLIN


CATEDRAL DE MEDELLIN


MEDELLIN



CRIANÇAS BRINCAM NAS PRAÇAS EM MEDELLIN



MEDELLIN


MARCO ZERO DE BOGOTÁ


MEDELLÌN


ÀRVORE ARTIFICIAL DE MEDELLIN



ESCOLA DE MÙSICA EM MEDELLÌN


MORRO DE MIRANTE DE MEDELLÍN


VISTA DE MEDELLÌN


MORRO DO MIRANTE EM MEDELLÌN


MEDELLIN


MUSEU DO BOTERO


MUSEU DO BOTERO


MUSEU DO BOTERO


MUSEU DO BOTERO


SPA EM BOTOGA


MUSEU DO OURO EM BOGOTA


MUSEU DO OURO EM BOGOTÁ


MUSEU DO OURO EM BOGOTÁ


MUSEU DO OURO EM BOGOTÁ


MUSEU DO OURO EM BOGOTÁ


MUSEU DO OURO EM BOGOTÁ


ACIMA ESTAÇÃO FERROVIÀRIA DO TURISMO -  BOTOGÁ




DARKO




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DESFILE DE MODA DA FAV FASHION
A 6ª edição do FAV FASHION realizada no Centro de Cultura e Eventos da UFG surpreendeu a platéia pela apresentação das coleções e a organização do evento. Esse ano o tema sugerido foi o “O Circo Chegou”, cada formando do Curso de Moda da FAV/UFG teve a incumbência de pesquisar, criar e apresentar cinco looks na passarela, inspirados nas diferentes especialidades da companhia itinerante como, palhaços, malabarismos, dança, acrobacia, ilusionismo entre outros.  A proposta do desfile é a de apresentar a sociedade os novos designers formandos da instituição.  
Pelo que tudo indica a Universidade federal de Goiás e a equipe de professores do Curso de design de moda, tem concentrado suas forças no intuito de formatar um evento de nível cada vez mais elevado, prova disso, foi à realização do I Encontro Nacional de Pesquisa em Moda. Um acontecimento que visa trazer crescimento para a moda em Goiás, com palestras, mesa-redonda e concursos para novos talentos.  O encontro tem a participação das maiores autoridades acadêmicas de Goiás, de outros estados e de outros países.
O evento também está voltado para ações sociais, uma vez que todo o alimento arrecadado pelo público foi doado para o hospital de combate ao câncer “Araújo Jorge”. A diretora de criação da Maria Maria, Ana Maria esteve no desfile e agradece em nome de toda a equipe a boa acolhida que teve por parte dos organizadores do evento, em agradecimento especial ao convite feito pela  simpática e atenciosa professora Lavinia Seabra.   



























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COLEÇÃO DE BIJOUX ' TOUR DE FORCE"


No dia 27 de outubro, Leonora Hsiung Lançou a coleção “Tour de Force”, no sofisticado restaurante e forneria Unique. O evento foi formidável e o público era uma mesclagem de mulheres hiper estilosas, artistas plásticos, designers, estilistas, fotógrafos e os fashionistas mais badalados da cidade. O cardápio estava sob o comando do chef Leonardo Silva com sugestões do maitre Gonzalo.
Leonora Hsiung começou a se destacar ao desenvolver dois modelos para a Melissa que estão na galeria da marca, situada na Oscar Freire em São Paulo. Outro reconhecimento memorável de seu trabalho e de que as peças estão fazendo absoluto sucesso, é que esteve presente na produção do figurino de Amanda, personagem de Caroline Ferraz da Rede Globo na novela O Astro.
As peças de Eleonora Hsiung aposta na estética maximalista com materiais, formas e técnicas inovadoras. As mixagens feitas com materiais nobres e alternativos resultam em modelos com beleza fora do convencional e exclusivo.
O lançamento da coleção de Eleonora Hsiung assina seu nome na lista de importantes designersdo segmento moda. Para quem quer conhecer o perfil completo de Eleonora Hsiung e seu trabalho acesso o blog http://www.eleonorahsiung.blogspot.com/















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No dia 27 de outubro de 2011, aconteceu a Edição do “Observatório de Comportamento & Consumo”.  O evento é uma realização do Projeto de Desenvolvimento da Indústria de Confecção Metropolitana do SEBRAE/GO.  O evento reuniu autoridades renomadas do Observatório de Comportamento e Consumo do SENAI/CETIQT do Rio de Janeiro.
O Seminário apresentou discussões sobre a idéia de felicidade no cotidiano do brasileiro explanada por renomados nomes ligados a pesquisas de moda e tendência internacional, antropólogos e especialistas em marketing. Na lista dos palestrantes constam importantes nomes como o do antropólogo Marcelo Silva Ramos, pesquisador de temas como: gênero masculinidade, corpo, felicidade e consumo na cultura brasileira.
O evento encerrou-se com a realização de uma mesa redonda, mediada por Adair Marques, professor do Curso de Moda da FAV/UFG.  Esse foi um momento de interação entre público e palestrantes e um grande número de pessoas se mostraram interessadas no assunto ao indagarem sobre o tema discutido pelos palestrantes.
Durante a programação foi lançado o “Circuito Turístico de Moda”, cujo objetivo será o de prover conexão entre moda e turismo de Goiânia e Trindade, e com isso formar um roteiro turístico a fim de que o turista possa conhecer o produto de roupas e acessórios do mercado goiano.

O SEBRAE tem apoiado e incentivado múltiplos evento de moda em Goiânia. Para quem vai iniciar um negócio ou já está no mercado de moda, é importante fazer um contato com consultores e equipe de apoio. E nós agradecemos a equipe SEBRAE por mais uma concretização de um evento de sucesso.
Contatos:
www.cetiqt.senai.br






Mara, Mirian Goldenberg, Fabiana de Luna e Cassia Corsato







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FOCUS TEXTIL INVERNO 2012


TENDÊNCIAS PARA O INVERNO 2012 – FOCUS TEXTIL
No dia 04 de outubro de 2011, aconteceu mais um encontro da FOCUS TEXTIL, no Castro Park Hotel. O evento iniciou com momentos de descontração e com delicioso coffee break. A entrada do salão foi ambientada de acordo com os estilos que farão parte do Inverno 2012. Entre eles, o Romântico, cuja finalidade seria a de transmitir sensações de sobriedade, sensualidade e uma pitada de fetichismo. A inspiração desse estilo veio através dos anos 20, 30 e 40 e segundo Rose, Diretora de Produtos da Focus, o Inverno 2012, o romântico predomina com ares retro, dessa vez com pegada mais comercial e jovem. A elegância é a palavra chave dessa ocasião. A cartela de cores para o estilo vem com neutros tonalizados e com pinceladas de cores das pedras preciosas. Os tecidos são malhas fluídas, jacquards de malhas delicados, veludo côtele, alfaiataria risca de giz e etc. As estampas continuam com cores menos vivas e as roupas estarão mais femininas.
O Estilo Descontraído parte da idéia da valorização da natureza, de elementos rústicos e irregulares. A referência maior é o estilista Yves Saint Laurent, por isso a elegância vai contar mais do que a atitude Hippie. As cores estão quentes e apimentadas, mescladas com tons de madeira e folhagem. Os tecidos são: tweeds, malhas bouclê, alfaiataria xadrez, alfaiataria flanelada, peles dubladas, suedes e o jeans. Quanto às estampas sobressaem os florais cheios, os florais étnicos, os geométricos ou de gravataria utilizados em chemises. O liberty fará alusão à década de 70.
E por último, o estilo Urbano com roupas que migram do universo masculino para o closet da mulher elegante e contemporânea. Os anos 60 é a grande inspiração, Pierre Cardin e Courréges dão o tom futurista com pitada minimal, formas arquitetônicas e muita sofisticação. O militarismo se reafirma com sugestões renovadas. Os looks masculinos estão presentes e permanecem com diferentes mutações. Quanto às cores, o branco e o preto se integram a gradações densas e se clareiam com toques muito intensos. Os tecidos mais empregados nesse estilo são malhas estruturadas, malhas compactas, alfaiataria com elasticidade, com xadrez e etc. As estampas vão dos poás com modelagens contemporâneas às manchas que aparentam aspectos abstratos.
A culminância da apresentação ficou por conta do desfile apresentado pela simpática Bia Aidar que apontou as formas mais presentes na temporada como palazzo pants, shirt dress, column dress, all in one, cullote entre outras.
O FOCUS TEXTIL tem sido um dos mais importantes acontecimentos na área de moda em Goiânia. O evento conta com os melhores profissionais da área de pesquisa e Marketing de produtos. Para empresários do ramo da moda, vale muito conhecer os tecidos e demais produtos da Focus. A Maria Maria sempre em busca de conhecimentos registrou alguns momentos importantes do evento. Confira abaixo.
Agradecemos o convite.

PALESTRANTES FOCUS TEXTIL

PALESTRANTES FOCUS TEXTIL

APRESENTAÇÃO DE LOOKS PARA O INVERNO 2012

EMPRESARIAS: MIRIAN TAHAN E ANA MARIA
PROPOSTAS DE LOOKS PARA O INVERNO 2012

LOOKS INVERNO 2012

ESTILISTA LIVIA BARCELOS E BIA AIDAR (DIREITA)



LOOKS INVERNO 2012

LEITURA CONTEMPORÂNEA DOS POÁS










LOOKS INVERNO 2012

JEANS HIT DA ESTAÇÃO
LOOK INVERNO 2012

LOOK INVERTNO 2012


EQUIPE FOCUS TEXTIL

EMPRESARIA DO RAMO DE MODA (ESQUERDA)

lOOKS INVERNO 2012




RENDAS DÃO O TOM ROMÂNTICO A ESTAÇÃO


YVES SAINT LAURENT É A INSPIRAÇÃO MARCANTE NO INVERNO 2012. COM LINHAS ELEGANTES TRÁS PEÇAS CLÁSSICAS E SOFISTICADAS.

LOOKS INVERNO 2012


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EVENTO: LANÇAMENTO DO LIVRO SÔNIA MARIA



A escritora Sônia Maria Santos, recebeu amigos e familiares, para o lançamento do seu 5º livro de poemas. O requintado acontecimento aconteceu dia 10 de Agosto, no Salão de Eventos do SESC e faz parte do projeto “Lançamento de livros”, idealizado pelo SESC Goiás. Sônia Maria Santos está na lista dos melhores escritores do Estado de Goiás. Em seu currículo constam os prêmios, “Colemar Natal e Silva”, pela Academia Goiana de Letras e “Francisco da Silva Nobre”, pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.



Na listra dos ilustres convidados constavam Heloisa Helena de Campos Borges - Presidente da AFLAG, Giuglio Settimi Cysneiros- Diretor Regional SESC Goiás, José Evaristo dos Santos - SENAC e Felicidade Maria de Melo. Contaram ainda com a presença de empresários, artistas plásticos, músicos e escritores. A lista de amigos e leitores é extensa, portanto torna-se inviável citar todos os nomes.   
Sônia Maria Santos, além de ser uma talentosa escritora, é uma anfitriã excepcional, muito carismática e atenciosa recebeu a todos com carinho especial. Ao som do pianista Napa, foi servido um requintado jantar, assinado pelo Buffet Liliane Lobo e sua equipe. 






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A designer de moda Ana Maria, Diretora criativa da marca Maria Maria, esteve presente e conferiu a elegância de Sônia Maria Santos, vestida em um conjunto de tecidos nobres, com assinatura da marca. A Equipe Maria Maria agradecido pelo convite e deseja a Sônia Maria Santos, muito sucesso sempre.
Para adquirir os livros da autora ou ter mais informações sobre seu trabalho, acesse: www.soniamariasantos.com
Agradecemos ainda a gentileza de Sandra Stefan da Assessoria de Divulgação do SESC – GO, pelas informações.




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A Vanda Calçados apresentou o Preview da Coleção Verão 2012. Para quem ainda não conhece, é uma superloja que contém um mix variado de calçados e acessórios das marcas mais badaladas do país. A butique surgiu em 1987, com intuito de atender as mulheres elegantes de Goiânia, que tinham que recorrer a outros Estados como São Paulo e Rio para comprar novidades no setor.  Atualmente a loja tem 300 m e foi projetada com muito conforto e elegância.


As empresarias Vanda e Paula Fernandes, além do timbre comercial, possuem muito bom gosto e são excelentes na arte de receber.  O Preview apresentou novidades quentíssimas na área de calçados e acessórios e para surpreender ainda mais seus convidados, foi montado um espaço para serviço de expresso, cafés freddos (gelados), cappuccinos, drinks, docinhos e chocolates seguidos de panquecas variadas. Todo serviço acompanhado por baristas profissionais.




A lista de convidados incluiu clientes, amigos e empresários das marcas vendidas na Vanda Calçados. Incluiu também a simpática Margot Villas Boas, Diretora de Criação da Marca de calçados Margot, de Brasília. A Maria Maria agradece a gentileza do convite e parabeniza as proprietárias da Vanda Calçados pelo sucesso do evento.
www.vandacalcados.com.br



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Maria Maria em mostra de design e decoração.

Em mostra ocorrida em janeiro de 2011 a grife Maria Maria foi homenageada no ambiente "Escritório Fashionista", criado pelo arquiteto Fábio Souza e a designer Carol Bailoni.


DUDU BERTHOLINI

Dudu Bertholini faz parte da lista dos consagrados estilistas brasileiro. Paulista cursou até o terceiro período de moda na Faculdade de Santa Marcelina, mas teve que desistir por conta dos inúmeros trabalhos que realizava.
Há aproximadamente sete anos, criou a marca Neon em parceria com a modelista e amiga de faculdade, Rita Comparato. A dupla já havia trabalhado em várias grifes de moda, entre elas, Triton, Zapping e Cori. Após algum tempo decidiram que deveriam unir suas forças e criar a marca Neon. O sucesso foi tamanho que, após um ano da data da apresentação no Amni HOT spot, foi convidado a para fazer parte do calendário do São Paulo Fashion Week.
Dudu Bertholine já foi jurado do programa Brazil’s Next Top Model, transmitido pela Sony Entertainment Television. Também fez uma participação especial na minissérie Alice, da HBO. Assinou editoriais de moda para Vogue Brasil, Freeze, OnSpeed e também publicação da revista inglesa, I-D, uma das bíblias da moda contemporânea.
A marca Neon é tida como uma das mais brasileiras por causa de suas cores, estampas e cortes arrojados. Atualmente a Neon conta com mais um estilista, Cacá. A marca cresce cada vez mais e tem representante em Tókio, show room em São Paulo e é distribuída em multimarcas em todo o país. Entre a lista de celebridades que vestem a marca estão Ivete Sangalo, Luciana Mello, Thais Araújo, Fernanda Paes Leme e tantas outras.
Dudu Bertholine esteve em Goiânia, é o padrinho do Cerrado Fashion Week, que vai acontecer em agosto. Na prévia do evento, realizado no dia 19/05, foi apresentada a coleção inverno 2011. A coleção tem como ponto de partida o surrealismo de Salvador Dalí. Lúdica e divertida, apresentou toda a feminidade e glamour com pinceladas da habitual etnia e estampas mega divertidas.
Dudu Bertholini impressiona pelo carinho e atenção que tem com o público. Depois do desfile, teve o momento da famosa “pose do Dudu Bertholine” com seus fãs. Confira Abaixo.
Fontes:
www.wilkipedia.org.com.br
www.campinassenac.br
www.ele.abril.com.br


Dudu Bertholini em entrevista com a TV UCG no CFW

Coleção Inspirada no Surrealismo de Salvador Dalí

Look's glamourosos

Coleção apresentada no SPFW

Estampas lúdicas e divertidas

mega estampas

Neon considerada hypie nos caftans

Dudu Bertholini

Dudu Bertholine, "Famosa pose de DUDU"



Dudu agrada pelo carisma e carinho dispensado ao público


VAL ZILSKER, modelo goiano de nível internacional, que desfilou na Colcci com Gisele e é a sensação do momento.



“Festa de pompa e de arromba, de imperador, de capitão do mastro e alferes da bandeira, cabendo sempre tais honras e mercês, a gente de prol e recursada do lugar. Festas de novena, tríduos e procissão, fogueiras, lanternas e luminárias, levantamento de mastro, folias, congadas, danças de taieira, corridas de cavalhadas e gogos de vista”
Cora Coralina

A Folia do Divino é uma das manifestações populares que mais se destacam entre todas as outras. A devoção ao Divino Espírito Santo tornou-se um núcleo popular em Goiás. Herança dos colonizadores portugueses vem sendo cultivada por várias gerações. Viajantes, cronistas, historiadores e romancistas, comentam sobre essa celebração, demonstrando que já ocorreu praticamente em quase todos os recantos brasileiros. August de Sant-Hirarie, famoso botânico e naturalista francês, que este no interior do país a partir de 1819, relata a festa em quase todas as regiões do Brasil.
Em Jaraguá a festa tornou-se um bem cultural, graças à força resistência de famílias e grupos oficiais que lutam em prol da preservação do patrimônio cultural. Cheia de esplendor e espetacularidade, a festa não tem data fixa, inicia-se cinqüenta dias após a Páscoa e o objetivo é a comemoração da vinda do Divino Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, fato narrado no novo testamento da bíblia Cristã (Atos dos apóstolos 2-14).
Na folia existem cargos fixos que possibilitam sua organização como, Imperador, Alferes da Bandeira, Capitães de Mastro e novenários. O festeiro recebe o título de imperador, isso em homenagem aos dois imperadores que teve o Brasil. O sorteio para a escolha do novo imperador é realizado juntamente com seus auxiliares (ou Corte).
No meio de toda a devoção há momentos de fé e de diversão, assim os foliões cantam, rezam e se divertem tudo em homenagem ao Divino. Como já foi dito, a folia tem seu jeito próprio de se organizar, e depende de como os participantes a entendem na região. Em cada local há uma maneira de se tirar a folia, isso ocorre de acordo com os costumes e condições de vida dos moradores da região.
Na Folia de Jaraguá, os grupos se dividem em dois. Um grupo fica na cidade arrecadando donativos ou “esmolas” para a grande festa. O segundo grupo vem para a cidade de Goiânia, a fim de visitar famílias que se mudaram para a cidade. Manoel Marcelino da Silva Álvares, foi um dos pioneiros a receber a folia. O costume se estendeu por toda a família, e hoje são os filhos e netos de Manoel Marcelino, pertencem a uma das famílias que recebem a folia em casa. Também a família de Francisco, Jairo e Lúcio mantém o costume há décadas. Durante essas visitas, o grupo conta os feitos e os poderes do Divino Espírito Santo. Depois da apresentação cantam e festejam em homenagem ao Divino.
A folia é repleta de simbolismo, caracterizando-se pelo hibridismo etnográfico, social e religioso em sua formação. A Salva, é uma bandeja de prata, simboliza a fartura e prosperidade. O Cedro significa poder de decisão do Imperador, as bandeiras são vermelhas, cor do espírito santo e ao centro, um pombo branco, as verônicas, é um doce feito de massa branca de alfenim, são distribuídas após a missa de pentecostes, sela a comunhão entre os devotos do Espírito Santo, o pau de sebo é colocado no pátio das grandes festas, passe-se gordura e óleos para tornar-se muito escorregadio. Na ponta do pau de sebo é colocado prendas. Aquele que conseguir escalá-lo, além de ganhar a prenda, ganha prestigio e sorte dadas pelo Espírito Santo. A coroa é a realeza do Divino e é carregada pelo Imperador.
A festa do Divino Espírito Santo tem como essência a fraternidade e a igualdade entre os homens, antigamente era costume dos foliões, distribuírem pão, carne e vinho aos menos favorecidos. Atualmente as Igrejas distribuem parte dos donativos a essas pessoas.
Durante a festa, é possível notar as vestimentas de grandes pompas (opas) mescladas com trajes simples do homem do campo. A Folia do Divino é uma manifestação de cunho religioso e também cultural e que está presente nos grandes eventos culturais, com o intuito de mostrar o universo cultural e religioso de pessoas comuns.
Fonte:
A Visita do Divino – Voto, folia, festa e espetáculo – Graça Veloso, da Universidade Federal de Brasília.
www.o melhordepirinopolis.com
www.olharetnografico.org.br


Simbolismo da fé

Recebimento da coroa

Rosário (com a bandeira) e grupo Jaraguá

Integrantes da folia de Jaraguá

Elenir da Maria Maria (direita) recebe a folia de Jaragua há vários anos

Integrantes da folia de Jaraguá

Comidas típicas de Goiás

Momentos de fé e devoção

Ana Maria da Maria Maria recebeu a folia

Rosário, Ana Maria, Lurdinha e Elenir






















MANHÃ DE TENDÊNCIAS SEBRAE

Hoje aconteceu o evento, "manhã de tendência" no SEBRAE. O Objetivo é o lançamento do Diário de Inspirações Verão 2012. Em breve novidades aqui no Maria Maria.
Aguardem!
Veja os principais momentos do evento!